IRPF 2020 – Certificado digital é a novidade desse ano

IRPF 2020 – Certificado digital é a novidade desse ano

Continuando com sua estratégia de disseminar as facilidades do Certificado Digital em nuvem, a Soluti disponibilizará gratuitamente o Bird ID para a Declaração do Imposto de Renda para pessoas físicas. 

A campanha é válida de 26 de fevereiro até 30 de abril, e o horário de atendimento ao cliente nas lojas para a validação presencial será das 08h às 10h e das 16h às 18h, de segunda a sexta, exceto feriados. É importante que o cliente faça o agendamento online para o atendimento.  

Após essa data, é possível contratar novos pacotes de utilização, através da ofertas disponibilizadas pela Soluti. Excepcionalmente, para esse produto promocional, o documento de identificação do titular do Certificado Digital estará restrito à CNH.

Apenas em 2019, foram mais de 30 milhões de declarações recebidas pela Receita Federal. Além disso, segundo a pesquisa da Contábil Trends 2019, aproximadamente 20% dos escritórios de contabilidade relataram dificuldades em receber os documentos fiscais em tempo hábil para realizar as atividades de fechamento, e menos de 30% utilizaram armazenamento em nuvem.

Diante desse cenário, a campanha visa facilitar a vida dos contadores e ampliar o acesso do Certificado Digital pessoa física para diversas aplicações. De acordo com Júlio Mendes, Diretor Comercial da Soluti, “a declaração feita com o uso da tecnologia é muito mais simples e vantajosa, já que seu sistema permite a verificação das informações e abre a possibilidade de realizar correções, e ainda, reduz o tempo para realização de todo o processo”, explica.

Mais detalhes no site: www.IR2020.com.br

Confira abaixo algumas vantagens de possuir o Certificado Digital na hora da declaração:

  1. Acesso a declaração pré-preenchida

Para realizar a declaração é preciso que os contribuintes reúnam diversos documentos que constam os gastos com educação, saúde, previdência privada, aplicações financeiras, etc. Por isso, é comum atrasos e até divergências nos valores informados ao Fisco, uma das principais causas que levam as pessoas para a malha fina. Com oCertificado Digital, o contribuinte tem acesso a uma declaração pré-preenchida, contendo todos os dados já armazenados. Sendo assim, o usuário precisará apenas verificar as informações e realizar as alterações necessárias, evitando erros que possam fazer com que o declarante seja pego pelo leão.

  1. Facilidade nas retificações

O Certificado Digital ainda viabiliza ao seu possuidor a execução simplificada de consultas e eventuais retificações no documento encaminhado à Receita Federal. Assim, por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) da Receita, o contribuinte pode verificar seus dados, consultar o status da sua declaração, checar fontes pagadoras e complementar a declaração de forma simples, o que garante um maior rigor no cumprimento da obrigação, evitando quaisquer restrições e sanções junto ao Fisco.

  1. Obter as declarações dos anos anteriores

Por meio do Certificado Digital, o contribuinte pode também acessar as declarações enviadas nos últimos anos. De forma direta, essa possibilidade garante ainda mais transparência e rigor ao processo, além de dar mais segurança ao contribuinte, que passa a poder cruzar dados e reduzir a probabilidade de errar na hora do preenchimento e, consequentemente, de cair na temida “malha fina”.

  1. Uso da tecnologia para outras atividades

O Certificado Digital para Pessoa Física — e-CPF ou e-PF — é um documento eletrônico utilizado para representar pessoas em ações praticadas no universo digital. Desta forma, além da declaração de IR, o Certificado permite a realização de uma série de outros processos em plataformas digitais, como assinar contratos, de qualquer lugar e a qualquer hora, acessar sistemas de escrituração contábil e emissão de nota fiscal. É possível ainda, fazer a renovação de sua CNH pela internet, nos estados em que o Detran forneça essa facilidade, entre outras ações.

Para saber como fazer sua declaração e evitar cair na malha fina acesse aqui

irpfnapratica

irpfnapratica

IRPF NA PRÁTICA é um site criado por Hans Misfeldt, jornalista especializado na área tributária. No Youtube, o canal já ultrapassou 17 mil inscritos e 1,5 milhão de visualizações.